miércoles, 23 de junio de 2010

Lúcio supera marca de Pelé em Copas e entra no top 10

A partida contra Portugal na próxima sexta-feira marcará uma novidade na lista dos jogadores que mais atuaram em Copas pela seleção. Diante dos portugueses em Durban, o zagueiro Lúcio completará 15 partidas em Mundiais e passará Pelé na lista histórica do futebol brasileiro.
Depois da próxima sexta, Lúcio saltará do 11º para o sétimo lugar da relação e terá à sua frente apenas seis nomes, como o chefe Dunga, que conta com 18 partidas em Copas do Mundo, em participações nas edições de 1990, 1994 e 1998.
O recordista de jogos pela seleção em Copas é o ex-lateral Cafu, com 20 atuações em quatro Mundiais diferentes, de 1994 a 2006. Ronaldo é o segundo colocado, com 19 partidas.
A relação dos nomes que mais defenderam a seleção em Copas apresenta no topo nomes como o de Taffarel (18 jogos), Roberto Carlos (17) e Jairzinho (16).
Na África do Sul, Lúcio disputa sua terceira Copa, a terceira como titular da seleção. O zagueiro da Inter de Milão atuou sete vezes em 2002, quando ajudou o Brasil a conquistar o pentacampeonato. Quatro anos mais tarde, no Mundial da Alemanha, esteve em campo em cinco jogos.
Se o Brasil for até as semifinais e realizar quatro jogos na fase eliminatória, Lúcio tem chance de completar 19 jogos e então assumir a segunda colocação da lista empatado com Ronaldo. Outro jogador que avança na relação é o volante Gilberto Silva, que pode terminar a Copa com até 18 partidas.
O currículo pela seleção brasileira faz com que Lúcio exerça pela primeira vez em um Mundial a condição de capitão da equipe. Nas duas Copas anteriores, Cafu era o responsável pela braçadeira.
Brasil e Portugal se enfrentam na cidade de Durban na próxima sexta-feira, às 11h (horário de Brasília). Classificado antecipadamente no grupo G, o time de Dunga levará a campo a missão de ratificar a primeira colocação da chave. Para isso, bastará apenas um empate.


BRASIL - JOGOS EM COPAS

1.Cafu20
2.Ronaldo19
3.Dunga e Taffarel18
5.Roberto Carlos17
6.Jairzinho16
7.Bebeto, Didi, Nilton Santos, Rivellino e Lúcio*15
12.Gilmar, Leão, Pelé, Rivaldo, e Zico14
  • *Com o jogo de Portugal de sexta

LÚCIO EM COPAS DO MUNDO

AFP
Reuters
O PIOR MOMENTO

Quartas de final de 2002: zagueiro erra em saída de bola e deixa o inglês Michael Owen livre para marcar e colocar a sua seleção em vantagem. O Brasil virou o placar com gols de Rivaldo e Ronaldinho.
O MELHOR MOMENTO

Final de 2002: Lúcio tem atuação impecável na linha de zaga junto com Roque Jr. e Edmílson. A Alemanha chega com perigo dentro da área apenas uma vez, com Oliver Neuville. Brasil acaba campeão

No hay comentarios:

Publicar un comentario